Decorar por onde começar? Dicas Planejamento e Organização

Atualizado: Out 14


Decorar - Por onde começar

Decorar um ambiente é o desejo de muitas pessoas que adquirem um novo imóvel, e também daquelas que já possuem uma casa ou um apartamento, e querem transformar o ambiente em que vivem. No entanto, todos nós sabemos que decorar não é tão simples quanto parece. Algumas vezes, mesmo olhando em revistas de decoração, acabamos criando um ambiente pesado, impessoal, fora de moda ou "cafona". (Foto Internet)


Decorar um ambiente é muito mais do que torná-lo chique ou elegante antes de tudo é preciso entender e analisar os objetivos e as necessidades a serem supridas para que a decoração tenha significado, tornando um reflexo do que somos e gostamos.


Decorar também exige uma série de conhecimentos e regras, padrões de medidas, cores, texturas e disposições, que auxiliam na funcionalidade de cada ambiente melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.


Para auxiliá-lo nesse processo sobre o que se deseja para conseguir uma boa decoração no seu ambiente, seguem algumas dicas bem simples que podem ajuda-los a atender seus desejos e objetivos.


Abaixo segue um arquivo para baixar com algumas perguntas que você pode responder para entender melhor seus objetivos e desejos para acertar na sua decoração.


Entendendo o seu objetivo


Como já dissemos anteriormente, decorar não é preocupar-se com modismos, com ornamentação. Decorar é a busca por um ambiente aconchegante, que temos vontade de estar e no qual nos sentimos confortáveis e felizes. Isso significa que não são os móveis e os objetos caros e refinados que tornam uma casa bonita e interessante, tampouco o tamanho de um imóvel, e, sim, a combinação de diversos elementos e cores que transpareçam quem somos e o que sentimos.


Por isso, a melhor maneira de começar uma decoração é refletindo quem somos, o que sentimos e o que gostamos de fazer em nossa casa. Por exemplo, se você gosta muito de ler na sala, então o que não pode faltar nela é um espaço para a leitura, não é mesmo? Ou ainda, se você gosta muito de cozinhar, o melhor a fazer é focar-se na cozinha e na sala de jantar, certo?


Sendo assim, pense primeiro no que mais gosta de fazer em sua casa, pois esse vai ser o seu objetivo principal na decoração. Depois, reflita o que gosta de fazer em cada cômodo.


Definindo Prioridades - Vontades ou Necessidades!!


Depois de refletir sobre o que se deseja em cada cômodo, você já terá uma noção de quais são os cantos da casa que você mais gosta, e quais são suas atividades e rotina do lar. Isso significa que agora você pode estabelecer as prioridades da sua decoração, por exemplo, uma lista que privilegie os cômodos que você mais gosta, ou que tenham mais problemas, por ordem de importância. Feito isso, você pode definir como gostaria de mudar esse ambiente. Por exemplo, se você escolheu decorar a sua sala, você deve pensar no que precisa ser feito primeiro, de acordo com as suas necessidades e objetivos.


Entender claramente suas necessidades e desejos são muito importantes para que seja possível planejar com maior riqueza de detalhes a sua decoração e o orçamento que vai disponibilizar para isso. Por exemplo, às vezes mudar um ambiente significa apenas trocar os móveis de lugar, ou mudar a cor da casa, ou pintar uma das paredes, mas, às vezes, mudar uma decoração significa trocar os móveis e eletrodomésticos da casa.