Dicas de decoração para ampliar e acolher ambientes

Atualizado: Ago 10

A Arte de decorar vai muito além do que escolher belas cores, lindos objetos decorativos, móveis lindos e caros, pois para compor um ambiente é preciso que estes itens se interajam para transmitir harmonia, proporcionar sensações, trazer aconchego e bem estar dando vida e significado ao ambiente atendendo as necessidades de acordo com perfil e o desejo de cada pessoa.


Nesse contexto segue algumas dicas para dar amplitude (para casos de ambiente pequenos) e deixar o ambiente mais acolhedor


1- CORES CLARAS - Escolher o tom certo é fundamental. Faça a opção por paredes claras, que dão a impressão de amplitude e refletem a luminosidade. Cores frias funcionam bem: branco, off-white, bege ou até variações pastéis de verde, rosa e azul. Esta cartela vale para a tinta e também para o piso.

Cores claras ampliar ambientes

2- CONTINUIDADE- Para dar a impressão de uma área maior, escolha os mesmos piso e cor de parede para toda a decoração. As mudanças bruscas fazem a casa parecer dividida e, por consequência, menor. O ideal para residências pequenas é escolher também móveis do mesmo material.

continuidade ampliar ambientes

3-ESPELHOS- Eles refletem a luz e o próprio ambiente e dão uma sensação imediata de amplitude. Escolha espelhos grandes e coloque em mais de uma parede do mesmo ambiente, para o efeito de infinito. (foto Internet)

Espelhos ampliar ambientes


4- VERTICALIDADE- Assim como na moda, as listras dão a impressão de um ambiente mais comprido. Um tapete como o exemplo abaixo, alonga a sala de um pequeno apartamento. Se o problema for um teto baixo, aposte em um papel de parede com linhas verticais. Esta dica também é boa para amenizar um ambiente muito quadrado (Foto Internet)

veriticalidade ampliar ambientes pequenos

5- HORIZONTALIDADE- Esqueça armários grandes e pesados. O ambiente fica maior com a limpeza visual. No projeto do exemplo abaixo, para um apartamento pequeno, não há estantes que ocupem toda a parede, apenas sofá, poltronas e racks baixos. Para o guarda-roupa, aposte em cores claras e portas de correr, que não ocupam espaço quando abertas.