top of page

Dicas de decoração para ampliar e acolher ambientes

Atualizado: 10 de ago. de 2021

A Arte de decorar vai muito além do que escolher belas cores, lindos objetos decorativos, móveis lindos e caros, pois para compor um ambiente é preciso que estes itens se interajam para transmitir harmonia, proporcionar sensações, trazer aconchego e bem estar dando vida e significado ao ambiente atendendo as necessidades de acordo com perfil e o desejo de cada pessoa.


Nesse contexto segue algumas dicas para dar amplitude (para casos de ambiente pequenos) e deixar o ambiente mais acolhedor


1- CORES CLARAS - Escolher o tom certo é fundamental. Faça a opção por paredes claras, que dão a impressão de amplitude e refletem a luminosidade. Cores frias funcionam bem: branco, off-white, bege ou até variações pastéis de verde, rosa e azul. Esta cartela vale para a tinta e também para o piso.

Cores claras ampliar ambientes

2- CONTINUIDADE- Para dar a impressão de uma área maior, escolha os mesmos piso e cor de parede para toda a decoração. As mudanças bruscas fazem a casa parecer dividida e, por consequência, menor. O ideal para residências pequenas é escolher também móveis do mesmo material.

continuidade ampliar ambientes

3-ESPELHOS- Eles refletem a luz e o próprio ambiente e dão uma sensação imediata de amplitude. Escolha espelhos grandes e coloque em mais de uma parede do mesmo ambiente, para o efeito de infinito. (foto Internet)

Espelhos ampliar ambientes


4- VERTICALIDADE- Assim como na moda, as listras dão a impressão de um ambiente mais comprido. Um tapete como o exemplo abaixo, alonga a sala de um pequeno apartamento. Se o problema for um teto baixo, aposte em um papel de parede com linhas verticais. Esta dica também é boa para amenizar um ambiente muito quadrado (Foto Internet)

veriticalidade ampliar ambientes pequenos

5- HORIZONTALIDADE- Esqueça armários grandes e pesados. O ambiente fica maior com a limpeza visual. No projeto do exemplo abaixo, para um apartamento pequeno, não há estantes que ocupem toda a parede, apenas sofá, poltronas e racks baixos. Para o guarda-roupa, aposte em cores claras e portas de correr, que não ocupam espaço quando abertas.

Horizontalidade ampliar ambientes pequenos

6 - LUZ NATURAL- A claridade tem o poder de ampliar o espaço. Uma boa opção é integrar a varanda ao living. Mas se sua residencia não tem esta opção e sofre com a falta de luz natural, procure investir em um bom projeto de iluminação.

luz natural ampliar ambientes pequenos

7- CORTINAS - Com tecidos leves e cores claras, as cortinas facilitam a entrada de luz, que se espalha sem dificuldade pelo ambiente, oferecendo leveza e requinte. Do contrário, o ambiente fica pesado e mais quente do que o necessário. No chão, evite a utilização de tapetes muito felpudos, pois eles tendem a diminuir o ambiente. (Foto Internet)

Cortinas ampliar ambientes pequenos

8- BANCADAS - Qualquer elemento de um projeto que tenha menos de 1 metro desde o piso, facilita a profundidade visual. Essa técnica é muito utilizada nas cozinhas, principalmente as mais estreitas, por permitir uma vista perfeita dos detalhes do seu interior. Esse tipo de bancada além de delimitar o ambiente e facilitar a comunicação entre ambos, pode e deve ser bem aproveitado, aumentando a capacidade de armazenamento (Foto Internet)


9- PORTAS - Usar portas de correr é a melhor solução quando se quer dividir ou unir espaços em função da necessidade, uma vez que a porta de correr pode se alojar dentro de um estrutura na parede ou, simplesmente, correndo por fora em trilhos aparentes. Independente do sistema utilizado, essa é uma boa maneira de integrar os ambientes, criando um grande espaço comum, que antes estaria segmentado. (Foto Internet)

Portas ampliar ambiente pequenos


10- PAGINAÇÃO PISO - A paginação do piso, ou seja, a forma como as placas são instaladas, também influencia na sensação de amplitude. Eleger um único pavimento para toda casa favorece a continuidade visual dos ambientes já que não há uma separação visual de onde um começa e o outro termina. Outra dica é para pisos com peças retangulares, instale-as orientadas à entrada de luz natural, pois isso potencializará a profundidade e, quanto mais profundo parecer o espaço, maior ele parecerá. (Foto Internet)

paginação do piso

Gostaram das dicas? já utilizou alguma delas? Espero ter ajudado


Abraços e obrigada pela visita!






84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page