Os benefícios e a praticidade da utilização do Gesso, Drywall e Divisores de ambiente

Atualizado: Mar 4

Os forros de gesso estão cada vez mais populares em construções e reformas no Brasil. Isso se deve à praticidade e aos benefícios desse recurso, que pode facilitar instalações elétricas, colocação de luzes, proteção térmica e acústica. Além disso, sua colocação é bastante simples e fornece um acabamento muito bonito ao ambiente, promove um efeito estético permitindo a criação de formas e desenhos. (foto Pinterest)

Forro de gesso Rasgo de luz Sanca iluminação

Recurso bastante usado por arquitetos e designers , o forro de gesso funciona como um coringa em reformas. Escondem vigas indesejadas e imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação, permitindo distribuir uniformemente luminárias quanto localizá-las nos pontos necessários.


Também auxilia na acústica – podendo ser usadas placas especiais ou placas de gesso duplas, aplicadas junto a outros materiais isolantes, como fibra mineral (em mantas ou ensacadas) e no conforto térmico e acústicos se associada a outros fatores determinantes, como ventilação e insolação.


Para o encontro do forro com a parede existem alguns tipos de soluções, como:


Tabica - Peça pronta metálica ou de gesso. Os forros tabicados, além de um designer moderno, ajuda a dar sustentação, impedindo trincas e fissuras, dando a impressão que está flutuando. (Foto Autoral)

tabica gesso tabicado forro iluminação

Moldura - De gesso ou poliuretano. Poliuretano são opões mais baratas e mais fáceis de instalar que as de gesso, além de fazerem menos sujeira.

As moldura são uma boa opção para dar aquele acabamento ao forro. (Foto Pinterest)

moldura de gesso gesso

Sanca- Elemento saliente ou com reentrância. A sanca é um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, utilizada como aspecto decorativo. (Foto Pinterest)

Sanca de gesso decoração iluminação sanca

Cortineiro – Espécie de sanca que esconde o trilho da cortina nos casos de parede com janelas e/ou portas de acesso a parte externa.

Esse tipo de sanca é muito bom para quem tem toque e não quer ver o trilho da cortina. (Foto Pinterest)

cortineiro iluminado cortineiro gesso

Cada tipo de forro se adéqua a um contexto específico, de maneira que você precisa fazer uma avaliação para saber qual deles trará mais vantagens no seu caso em particular.


SISTEMA DE DRYWALL


Este tipo de forro é mais moderno e também mais tecnológico que o anterior. Ele é feito com grandes placas de gesso revestidas por papel acartonado, que são parafusadas em uma estrutura metálica. Como possui espessura fina, o forro de drywall permite que você ganhe mais área útil, além de que pode ser utilizado em ambientes de qualquer dimensão. A colocação deste forro se dá de maneira mais fácil, rápida e sem gerar sujeira e resíduos como o forro de gesso comum. Suas características de instalação permitem um excelente acabamento, sendo que o material também é muito versátil para a elaboração de projetos estéticos. Outra vantagem é que, com o tempo, este forro não costuma trincar ou ficar amarelado como o gesso tradicional.

drywall gesso acartonado  placas

DICA : Quando o projeto de iluminação prever luminárias embutidas muito grandes, fique atento aos perfis de fixação que podem coincidir com essas peças.

iluminação forro de gesso placas drywall

Painéis, placas ou chapas - Fabricadas por meio de um processo de laminação contínua de uma mescla de água, gesso e aditivos entre duas lâminas de cartão. Existem 3 tipos diferentes de placas, com diferentes aplicações:

Chapa Standard ou Branca: Sua aplicação deve ser feita em ambientes secos;

Chapa RU ou Verde: Resistente à umidade e é destinada a ambientes sujeitos a ação da umidade de forma intermitente;

Chapa RF ou Rosa: São resistentes ao fogo e tem como destino áreas com exigências especiais de resistência ao fogo.


placas chapas RU verde RF Rosa standard branca

SISTEMA DRY WALL PAREDES


O sistema drywall vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser um sistema limpo, rápido, econômico e racional. Muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais, o drywall consiste em chapas de gesso galvanizado que permitem instalações elétricas e hidráulicas por meio do sistema de fixação a pólvora em tetos (chumbadores químicos) ou aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. As paredes de gesso são mais leves e com espessuras menores que as paredes de alvenaria.

sistema drywall paredes

esquema de montagem de parede de drywall com isolamento acústico

O sistema drywall é utilizado somente nos ambientes internos das edificações. Em caso de fechamentos externos o sistema utilizado é perfil de aço estrutural, conhecido como steel frame com fechamento de chapas cimentícias, que são mais resistentes à ação de ventos e chuvas. O drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado. Em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc).


FORRO MINERAL

O forro mineral é produzido com fibra mineral biossolúvel e compostos por naturais livres de formaldeído, amianto ou qualquer substância nociva, não oferecendo nenhum risco ao meio ambiente e à saúde, sendo até mesmo recomendado a áreas mais susceptíveis, como hospitais, berçários e escolas. Para isolar o som – seja em um auditório, teatro, escola ou hospital –, é requisito básico que a estrutura do ambiente seja condizente com o tipo de isolamento acústico necessário para a atividade do local.

forro mineral acústico

O forro mineral é um elemento fibroso que converte parte do som que incide sobre ele em calor. Quanto maior a parcela absorvida (e transformada em calor), maior o isolamento acústico. Com diversas especificações, possibilita diferentes tipos de isolamento acústico conforme as necessidades de cada espaço. A variada gama de especificações e seu formato modular, que permite que a placa seja facilmente instalada ou removida, são as vantagens que tornam esse material um dos mais usados em projetos de isolamento acústico.


E então gostaram das mais variadas possibilidades que se pode fazer com esse material?

Deixa nos comentários!




41 visualizações0 comentário