Os benefícios e a praticidade da utilização do Gesso, Drywall e Divisores de ambiente

Atualizado: Ago 10

Os forros de gesso estão cada vez mais populares em construções e reformas no Brasil. Isso se deve à praticidade e aos benefícios desse recurso, que pode facilitar instalações elétricas, colocação de luzes, proteção térmica e acústica. Além disso, sua colocação é bastante simples e fornece um acabamento muito bonito ao ambiente, promove um efeito estético permitindo a criação de formas e desenhos. (foto Pinterest)

Forro de gesso Rasgo de luz Sanca iluminação

Recurso bastante usado por arquitetos e designers , o forro de gesso funciona como um coringa em reformas. Escondem vigas indesejadas e imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação, permitindo distribuir uniformemente luminárias quanto localizá-las nos pontos necessários.


Também auxilia na acústica – podendo ser usadas placas especiais ou placas de gesso duplas, aplicadas junto a outros materiais isolantes, como fibra mineral (em mantas ou ensacadas) e no conforto térmico e acústicos se associada a outros fatores determinantes, como ventilação e insolação.


Para o encontro do forro com a parede existem alguns tipos de soluções, como:


Tabica - Peça pronta metálica ou de gesso. Os forros tabicados, além de um designer moderno, ajuda a dar sustentação, impedindo trincas e fissuras, dando a impressão que está flutuando. (Foto Autoral)

tabica gesso tabicado forro iluminação

Moldura - De gesso ou poliuretano. Poliuretano são opões mais baratas e mais fáceis de instalar que as de gesso, além de fazerem menos sujeira.

As moldura são uma boa opção para dar aquele acabamento ao forro. (Foto Pinterest)

moldura de gesso gesso

Sanca- Elemento saliente ou com reentrância. A sanca é um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, utilizada como aspecto decorativo. (Foto Pinterest)