Os forros de gesso estão cada vez mais populares em construções e reformas no Brasil. Isso se deve à praticidade e aos benefícios desse recurso, que pode facilitar instalações elétricas, colocação de luzes, proteção térmica e acústica. Além disso, sua colocação é bastante simples e fornece um acabamento muito bonito ao ambiente, promove um efeito estético permitindo a criação de formas e desenhos. (foto Pinterest)
Recurso bastante usado por arquitetos e designers , o forro de gesso funciona como um coringa em reformas. Escondem vigas indesejadas e imperfeições das lajes, além de oferecer flexibilidade no projeto de iluminação, permitindo distribuir uniformemente luminárias quanto localizá-las nos pontos necessários.
Também auxilia na acústica – podendo ser usadas placas especiais ou placas de gesso duplas, aplicadas junto a outros materiais isolantes, como fibra mineral (em mantas ou ensacadas) e no conforto térmico e acústicos se associada a outros fatores determinantes, como ventilação e insolação.
Para o encontro do forro com a parede existem alguns tipos de soluções, como:
Tabica - Peça pronta metálica ou de gesso. Os forros tabicados, além de um designer moderno, ajuda a dar sustentação, impedindo trincas e fissuras, dando a impressão que está flutuando. (Foto Autoral)
Moldura - De gesso ou poliuretano. Poliuretano são opões mais baratas e mais fáceis de instalar que as de gesso, além de fazerem menos sujeira.
As moldura são uma boa opção para dar aquele acabamento ao forro. (Foto Pinterest)
Sanca- Elemento saliente ou com reentrância. A sanca é um método de modelagem usado como um forro alternativo de gesso, utilizada como aspecto decorativo. (Foto Pinterest)
Cortineiro – Espécie de sanca que esconde o trilho da cortina nos casos de parede com janelas e/ou portas de acesso a parte externa.
Esse tipo de sanca é muito bom para quem tem toque e não quer ver o trilho da cortina. (Foto Pinterest)
Cada tipo de forro se adéqua a um contexto específico, de maneira que você precisa fazer uma avaliação para saber qual deles trará mais vantagens no seu caso em particular.
SISTEMA DE DRYWALL
Este tipo de forro é mais moderno e também mais tecnológico que o anterior. Ele é feito com grandes placas de gesso revestidas por papel acartonado, que são parafusadas em uma estrutura metálica. Como possui espessura fina, o forro de drywall permite que você ganhe mais área útil, além de que pode ser utilizado em ambientes de qualquer dimensão. A colocação deste forro se dá de maneira mais fácil, rápida e sem gerar sujeira e resíduos como o forro de gesso comum. Suas características de instalação permitem um excelente acabamento, sendo que o material também é muito versátil para a elaboração de projetos estéticos. Outra vantagem é que, com o tempo, este forro não costuma trincar ou ficar amarelado como o gesso tradicional.
DICA : Quando o projeto de iluminação prever luminárias embutidas muito grandes, fique atento aos perfis de fixação que podem coincidir com essas peças.
Painéis, placas ou chapas - Fabricadas por meio de um processo de laminação contínua de uma mescla de água, gesso e aditivos entre duas lâminas de cartão. Existem 3 tipos diferentes de placas, com diferentes aplicações:
Chapa Standard ou Branca: Sua aplicação deve ser feita em ambientes secos;
Chapa RU ou Verde: Resistente à umidade e é destinada a ambientes sujeitos a ação da umidade de forma intermitente;
Chapa RF ou Rosa: São resistentes ao fogo e tem como destino áreas com exigências especiais de resistência ao fogo.
SISTEMA DRY WALL PAREDES
O sistema drywall vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser um sistema limpo, rápido, econômico e racional. Muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais, o drywall consiste em chapas de gesso galvanizado que permitem instalações elétricas e hidráulicas por meio do sistema de fixação a pólvora em tetos (chumbadores químicos) ou aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. As paredes de gesso são mais leves e com espessuras menores que as paredes de alvenaria.
O sistema drywall é utilizado somente nos ambientes internos das edificações. Em caso de fechamentos externos o sistema utilizado é perfil de aço estrutural, conhecido como steel frame com fechamento de chapas cimentícias, que são mais resistentes à ação de ventos e chuvas. O drywall é constituído basicamente de uma estrutura metálica leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado. Em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc).
FORRO MINERAL
O forro mineral é produzido com fibra mineral biossolúvel e compostos por naturais livres de formaldeído, amianto ou qualquer substância nociva, não oferecendo nenhum risco ao meio ambiente e à saúde, sendo até mesmo recomendado a áreas mais susceptíveis, como hospitais, berçários e escolas. Para isolar o som – seja em um auditório, teatro, escola ou hospital –, é requisito básico que a estrutura do ambiente seja condizente com o tipo de isolamento acústico necessário para a atividade do local.
O forro mineral é um elemento fibroso que converte parte do som que incide sobre ele em calor. Quanto maior a parcela absorvida (e transformada em calor), maior o isolamento acústico. Com diversas especificações, possibilita diferentes tipos de isolamento acústico conforme as necessidades de cada espaço. A variada gama de especificações e seu formato modular, que permite que a placa seja facilmente instalada ou removida, são as vantagens que tornam esse material um dos mais usados em projetos de isolamento acústico.
Veja no video minha experiência com Gesso Rebaixado!
E então gostaram das mais variadas possibilidades que se pode fazer com esse material?
Deixa nos comentários!
Abraços e obrigada pela visita!
Comments