Revestimentos - Quais os tipos vantagens e desvantagens

Atualizado: Nov 22

Reformar é muito bom (apesar de alguns percalços no meio do caminho rsrsr), porém quando chegamos ao resultado, e a reforma é finalizada a satisfação é completa, não é mesmo?? Mas e quando resolvemos trocar e/ou incluir novos revestimentos na reforma, vamos na loja e vimos aquela infinidade de opções que nos deixa perdidos sem saber por onde começar!! pois é, isso aconteceu comigo e na ocasião eu nem conhecia direito sobre revestimentos que podem ser de parede ou pisos.


Por isso para ajudar nesse momento maravilhoso e tenso rsrs ao mesmo tempo, reuni nesse post alguns dos tipos de revestimentos (parede, chão) para ajuda na escolha e decisão.


Um ponto importante antes da decisão é analisar o ambiente a ser instalado se será de alto ou baixo trafego, pois os pisos são agredidos diariamente por calçados, móveis, brinquedos, produtos de limpeza, dentre outros objetos. Uma classificação bastante importante na escolha do piso é a resistência a abrasão superficial e para tal, temos o PEI – Porcelain Enamel Institute, em português, Instituto de Esmalte para Porcelana. que estabelece o desgaste que a peça pode suportar diante do tráfego de pessoas e do contato com objetos. Varia de 0 a 5, sendo o 5 mais resistente ao desgaste. Ele é especificado na fabricação e deve ser exposto próximo a placa nas lojas de materiais de construção, caso não seja, pergunte ao vendedor.


Quadro descritivo com índice de esmalte do menos ao mais resistente. Quanto maior o PEI, maior a resistência a abrasão.


PISO DE CERÂMICA

Os pisos de cerâmica podem ser lisos ou texturizados. Muitos imitam outros materiais, mas nem sempre são fiéis. Pisos de cerâmica ou piso frio é uma das opções mais baratas para revestir o chão, apesar de a produção estar em desaceleração, com o barateamento do porcelanato. Mesmo assim, ainda é grande a oferta no mercado.


Desvantagens: Não é muito resistente e pode lascar. Como a produção está diminuindo, nem sempre é possível encontrar modelos antigos em lojas de material de construção. O rejunte também pode ser um problema, por ficar facilmente encardido.


Vantagens: Não mancha é mais barato. Pode ser usado em todos os cômodos da casa, ainda que para quartos seja menos indicado porque pode ajudar a esfriar o cômodo. Tem modelos foscos, esmaltados, lisos, com ranhuras, marmorizados, que imitam madeira, pedras, mosaicos ou tijolos. Mas tais imitações não costumam ser muito convincente.

Piso de Cerâmica