Alcançando metas com planejamento e organização

Atualizado: Mar 4

Para aplicar um bom planejamento/organização, vamos entender resumidamente a definição dos dois.


Planejamento: "É uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo."

Organização: "É o modo como foi estruturado, dividido e sequenciado um trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e sequenciados, necessários para se realizar um trabalho"


Bom resumindo planejar é o que vai ser feito e organizar é como será feito.


Por que é importante ser organizado e ter um planejamento adequado?


Para que se possa definir objetivos e ações para alcança-los, ver resultados enxergar riscos e minimizar retrabalhos e ajudar no auxilio do fluxo de trabalhos.



Planejar para Alcançar Metas e Objetivos

Bom pessoal, agora que conhecemos um pouco sobre planejamento e organização vamos aplica-lo na hora de decidir comprar de um apê, como exemplo, já que esse foi uma grande realização na minha vida que me trouxe muitos desafios e aprendizados. Mas planejamento/organização deve ser aplicado para qualquer realização que se queira ter na vida.


O primeiro passo é definir o objetivo e para esse caso vamos usar como exemplo a compra da tão sonhada casa própria. Com a meta definida iniciemos os procedimentos e logo depois o “como” será realizado.


Quando decidimos compra um Apê seja ele na planta, novo ou usado é mais que essencial se organizar, pois no decorrer do tempo até a entrega das chaves, tem que pagar as mensalidades para construtora, as anuais e a parcela maior que eles chamam de “parcela da chave” para os casos do imóvel ser na planta, para os outros casos a diferença é que ao invés de pagar mensalmente para construtora é preciso já ter todo esse dinheiro em mãos, que no caso fica como entrada para o financiamento, sem contar que no momento do financiamento é preciso ter também os valores de taxas, documentações que não é nada barato e muitas vezes não entra no financiamento, ufaaa!! é tanta coisa né, que digo a vocês por experiência própria que é muitas surpresas no meio do caminho, por isso que meu conselho é se preparar bem e se planejar eu confesso que não fiz isso e sofri as consequências, como por exemplo tive que pegar um empréstimo para pagamento das taxas e documentações. (contarei mais em outro post)

Para começar primeiro é preciso decidir se o apê será na planta, novo (recém entregue) ou usado


Porquê digo que esse deverá se o primeiro passo, pois para o apê na planta você deve-se prepara para pagar as mensalidade para construtora as anuais e também se prepara para "guarda" o dinheiro para as taxas pois algumas vezes elas não entram no financiamento. Caso a compra seja para um apê novo ou usado o valor que no caso acima é parcelado para esse terá que ser a vista, pois será como a entrada.


Algumas "Regras" Básicas para Conquista Sonhos


Decidido isso o projeto agora é montar um plano de como você irá poupar o dinheiro, mas antes é preciso seguir algumas "regras" para que o planejamento seja um sucesso. Sei que seguir "regras" é um negócio meio chato, mas vai por mim é essencial(aprendi a duras penas a importância de segui las rsrsr...)

Além de planejar, organizar, fazer (por a mão na massa) e seguir em frente na persistência de seus desejos sugiro antes de tudo começar com algumas regrinhas que cito abaixo, pois elas serão alicerces que te ajudarão a criar bases sólidas e fortes para não desistir em meio a momentos e situações de adversidades.

São elas:

1 Fé/Acreditar

2 Foco

3 Coragem

4 Disciplina

5 Determinação

6 Hábito


Parece simples essas "regrinhas" , porém elas fazem muita diferença e são crucial para o sucesso e finalização de um projeto seja ele a compra de um apê ou qualquer outro projeto que requer um grande investimento de capital, decidir e querer parece fácil porém é somente o "a Fé, Foco e a Força de Vontade" que farão as coisas acontecerem, acreditando que é possível tudo flui muito melhor inclusive nos momentos que tiverem dificuldades/adversidades, pois não o farão desistir no primeiro obstáculo.


Coragem?????? sim sim é preciso muita coragem para ousar, pois ao decidir ao querer ao acreditar teremos que mudar alguns costumes e hábitos, não que seja preciso mudar toda a vida, mas eu digo que qualquer mudança que iremos fazer em nossa rotina em nossas vidas, até mesmo uma pequena organização financeira para atingir uma meta o sofrimento e o desconforto de sair da "Zona de Conforto" aumenta e sempre adiamos nossas metas para depois e depois e depois e chega no final nos arrependemos de não ter feito.

Por isso meus amigos e amigas Fé e Coragem e "mão na massa"


Disciplina e Determinação andam juntas, pois pessoas determinadas de verdade tem disciplina e disciplina para qualquer meta que se queira alcançar na vida é primordial.


Bom tendo todas essas "regrinhas" em mente e as seguindo criar o hábito de se planejar e organizar para alcançar objetivos e metas se torna muito mais fácil e prazeroso.


O planejamento e a organização nos deixa preparados para eventuais imprevistos que possam ocorre no decorrer do caminho.


Independente de o apê ser novo, usado ou na planta o planejamento será crucial, mas eu digo que é sempre bom saber qual se quer, pois o objetivo se torna mais claro para traçar a meta a ser seguida.


Planejamento Financeiro para Objetivos


Bom no caso do plano para "poupar" dinheiro eu acredito que cada pessoa pode montar o seu da melhor forma a atende-lo porém uma dica que dou e por isso é importante sabe o tipo de apê que ser quer, pois um provavelmente será mais caro que o outro, em seguida fazendo as pesquisas e sabendo o valor que se irá gastar em média para compra de um imóvel, o próximo passo é projetar em quanto tempo esse objetivo será alcançado. Ex decidir que em 2 anos ''pouparei" dinheiro para compra do apê sabendo do valor e do tempo é possível projetar o quanto será poupado a longo prazo;



Exemplo se eu sei que gastarei 400.000,00

vou dividir esse valor por 24 (total de meses em dois anos) = valor que terei poupar por mês até o objetivo ser concluído, mas é claro gente que isso é só uma ideia, o objetivo aqui é demonstrar como o planejamento e a organização fazem a diferença na busca de um objetivo, pois temos quer ter em mente que existem outras contas e responsabilidades financeiras a pagar e sem um controle financeiro bem estruturado qualquer surpresas que ocorrer no meio do caminho pode ser catastrófico, digo isso de experiência própria.


planejar e organizar

Um modo bem legal para organizar e estruturar a vida financeira é dividir em categoria e aplicando um percentual para cada uma delas: Essencial, Liberdade Financeira, Metas e Objetivos, Instrução Financeira, Diversão e Doação.


Essa divisão é ideal para um bom controle financeiro e manter as finanças bem estruturada, eu comecei a aplica-la e confesso que eu fiquei surpresa como essa divisão em categoria é ótima parece até que o dinheiro rende muito mais (na verdade rende) e você começa a percebe que sim é possível, poupar dinheiro, paga as contas essenciais, se divertir com a família e ainda fazer projetos de longo prazo para conquistar de sonhos.


Então é isso que gostaria de dividir com vocês que estão interessados em adquirir a casa própria como se planejar/organizar é importante e essencial para a conquista desse sonho


Comente aqui se gostou do conteúdo se tem alguma duvida ou compartilhe sua experiência de um sonho realizado.






81 visualizações0 comentário