top of page

Alcançando metas com planejamento e organização

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Para aplicar um bom planejamento/organização, vamos entender resumidamente a definição dos dois.


Planejamento: "É uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo."

Organização: "É o modo como foi estruturado, dividido e sequenciado um trabalho. Ou seja, um conjunto bem determinado de procedimentos, divididos e sequenciados, necessários para se realizar um trabalho"


Bom resumindo planejar é o que vai ser feito e organizar é como será feito.


Por que é importante ser organizado e ter um planejamento adequado?


Para que se possa definir objetivos e ações para alcança-los, ver resultados enxergar riscos e minimizar retrabalhos e ajudar no auxilio do fluxo de trabalhos.



Planejar para Alcançar Metas e Objetivos

Bom pessoal, agora que conhecemos um pouco sobre planejamento e organização vamos aplica-lo na hora de decidir comprar de um apê, como exemplo, já que esse foi uma grande realização na minha vida que me trouxe muitos desafios e aprendizados. Mas planejamento/organização deve ser aplicado para qualquer realização que se queira ter na vida.


O primeiro passo é definir o objetivo e para esse caso vamos usar como exemplo a compra da tão sonhada casa própria. Com a meta definida iniciemos os procedimentos e logo depois o “como” será realizado.


Quando decidimos compra um Apê seja ele na planta, novo ou usado é mais que essencial se organizar, pois no decorrer do tempo até a entrega das chaves, tem que pagar as mensalidades para construtora, as anuais e a parcela maior que eles chamam de “parcela da chave” para os casos do imóvel ser na planta, para os outros casos a diferença é que ao invés de pagar mensalmente para construtora é preciso já ter todo esse dinheiro em mãos, que no caso fica como entrada para o financiamento, sem contar que no momento do financiamento é preciso ter também os valores de taxas, documentações que não é nada barato e muitas vezes não entra no financiamento, ufaaa!! é tanta coisa né, que digo a vocês por experiência própria que é muitas surpresas no meio do caminho, por isso que meu conselho é se preparar bem e se planejar eu confesso que não fiz isso e sofri as consequências, como por exemplo tive que pegar um empréstimo para pagamento das taxas e documentações. (contarei mais em outro post)

Para começar primeiro é preciso decidir se o apê será na planta, novo (recém entregue) ou usado


Porquê digo que esse deverá se o primeiro passo, pois para o apê na planta você deve-se prepara para pagar as mensalidade para construtora as anuais e também se prepara para "guarda" o dinheiro para as taxas pois algumas vezes elas não entram no financiamento. Caso a compra seja para um apê novo ou usado o valor que no caso acima é parcelado para esse terá que ser a vista, pois será como a entrada.


Algumas "Regras" Básicas para Conquista Sonhos


Decidido isso o projeto agora é montar um plano de como você irá poupar o dinheiro, mas antes é preciso seguir algumas "regras" para que o planejamento seja um sucesso. Sei que seguir "regras" é um negócio meio chato, mas vai por mim é essencial(aprendi a duras penas a importância de segui las rsrsr...)

Além de planejar, organizar, fazer (por a mão na massa) e seguir em frente na persistência de seus desejos sugiro antes de tudo começar com algumas regrinhas que cito abaixo, pois elas serão alicerces que te ajudarão a criar bases sólidas e fortes para não desistir em meio a momentos e situações de adversidades.

São elas:

1 Fé/Acreditar

2 Foco

3 Coragem

4 Disciplina

5 Determinação

6 Hábito


Parece simples essas "regrinhas" , porém elas fazem muita diferença e são crucial para o sucesso e finalização de um projeto seja ele a compra de um apê ou qualquer outro projeto que requer um grande investimento de capital, decidir e querer parece fácil porém é somente o "a Fé, Foco e a Força de Vontade" que farão as coisas acontecerem, acreditando que é possível tudo flui muito melhor inclusive nos momentos que tiverem dificuldades/adversidades, pois não o farão desistir no primeiro obstáculo.


Coragem?????? sim sim é preciso muita coragem para ousar, pois ao decidir ao querer ao acreditar teremos que mudar alguns costumes e hábitos, não que seja preciso mudar toda a vida, mas eu digo que qualquer mudança que iremos fazer em nossa rotina em nossas vidas, até mesmo uma pequena organização financeira para atingir uma meta o sofrimento e o desconforto de sair da "Zona de Conforto" aumenta e sempre adiamos nossas metas para depois e depois e depois e chega no final nos arrependemos de não ter feito.

Por isso meus amigos e amigas Fé e Coragem e "mão na massa"


Disciplina e Determinação andam juntas, pois pessoas determinadas de verdade tem disciplina e disciplina para qualquer meta que se queira alcançar na vida é primordial.


Bom tendo todas essas "regrinhas" em mente e as seguindo criar o hábito de se planejar e organizar para alcançar objetivos e metas se torna muito mais fácil e prazeroso.


O planejamento e a organização nos deixa preparados para eventuais imprevistos que possam ocorre no decorrer do caminho.


Independente de o apê ser novo, usado ou na planta o planejamento será crucial, mas eu digo que é sempre bom saber qual se quer, pois o objetivo se torna mais claro para traçar a meta a ser seguida.


Planejamento Financeiro para Objetivos


Bom no caso do plano para "poupar" dinheiro eu acredito que cada pessoa pode montar o seu da melhor forma a atende-lo porém uma dica que dou e por isso é importante sabe o tipo de apê que ser quer, pois um provavelmente será mais caro que o outro, em seguida fazendo as pesquisas e sabendo o valor que se irá gastar em média para compra de um imóvel, o próximo passo é projetar em quanto tempo esse objetivo será alcançado. Ex decidir que em 2 anos ''pouparei" dinheiro para compra do apê sabendo do valor e do tempo é possível projetar o quanto será poupado a longo prazo;



Exemplo se eu sei que gastarei 400.000,00

vou dividir esse valor por 24 (total de meses em dois anos) = valor que terei poupar por mês até o objetivo ser concluído, mas é claro gente que isso é só uma ideia, o objetivo aqui é demonstrar como o planejamento e a organização fazem a diferença na busca de um objetivo, pois temos quer ter em mente que existem outras contas e responsabilidades financeiras a pagar e sem um controle financeiro bem estruturado qualquer surpresas que ocorrer no meio do caminho pode ser catastrófico, digo isso de experiência própria.


planejar e organizar

Um modo bem legal para organizar e estruturar a vida financeira é dividir em categoria e aplicando um percentual para cada uma delas: Essencial, Liberdade Financeira, Metas e Objetivos, Instrução Financeira, Diversão e Doação.


Essa divisão é ideal para um bom controle financeiro e manter as finanças bem estruturada, eu comecei a aplica-la e confesso que eu fiquei surpresa como essa divisão em categoria é ótima parece até que o dinheiro rende muito mais (na verdade rende) e você começa a percebe que sim é possível, poupar dinheiro, paga as contas essenciais, se divertir com a família e ainda fazer projetos de longo prazo para conquistar de sonhos.


Então é isso que gostaria de dividir com vocês que estão interessados em adquirir a casa própria como se planejar/organizar é importante e essencial para a conquista desse sonho


Comente aqui se gostou do conteúdo se tem alguma duvida ou compartilhe sua experiência de um sonho realizado.


Obrigada pela visita!








98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page