top of page

Uso das cores x sensação do ambiente

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Em um projeto de interiores todos os elementos contam, todos fazem diferença e cada um contribuem e compõem o espaço para que possam transmitir a sensação desejada de acordo com perfil de cada pessoa e atendendo a necessidade proposta.


Nesse contexto as cores também contribuem e muito para composição do projeto podendo transmitir boas sensações ou sensação não muito agradável.

Por isso, para ajudar a escolher uma composição de cores que se alinha a sensação que se deseja, seguem algumas dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no ambiente.




Se o ambiente é comprido e retangular e a intenção é encurtar, pinte as paredes menores com uma cor mais escura, pois o contraste das cores traz a sensação de aproximação.









Para alongar o ambiente aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra, desta forma o contraste das paredes escuras com a do fundo e o teto claro traz sensação de ambiente mais longo









Para dar destaque aplique uma cor intensa ou contrastante com as demais (exemplo da foto ao lado) na parede de fundo, podendo ser usada para um elemento ganhar mais visibilidade.











Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes, transmitindo assim a sensação de pé direito mais baixo.











Deixar o teto com uma cor mais clara do que a das paredes, transmite a sensação de teto mais elevado e ambiente mais comprido











Em corredor estreitos pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura, desta forma transmite a sensação de corredor mais largo










Para dar a sensação de parede mais curta é necessário que a parede seja bicolor sendo a parte de cima de um tom mais escuro do que a cor da parede de baixo



Se a ideia é alongar a parede a situação é inversa. Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo.






E ai gostaram das dicas? já utilizaram alguma destas formas para da uma modificada no

ambiente?


Abs e obrigada pela visita!





60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page