A importância da iluminação

Atualizado: Nov 21

A harmonização de um ambiente depende de uma série de fatores como formas, texturas, distribuição etc. Dentre esses elementos, destaca-se principalmente a iluminação de um cômodo, pois ela garante aconchego e harmonia ao ambiente.


Conheça aqui os tipos de lâmpadas e seus efeitos

A iluminação dá forma a um lugar, destaca um mobiliário ou um canto do cômodo, atrai e conduz a atenção para um objeto, amplia ou diminui um espaço etc. Além disso, a iluminação afeta diretamente como nos sentimos em um determinado ambiente, por isso ela é tão importante para a sensação de harmonia e bem-estar na casa, tendo o mesmo peso que o mobiliário.


Ela pode ser natural ou artificial, e para cada tipo de iluminação haverá uma solução ideal, bem como escolha de cores e posição do mobiliário. É importante pensar em quais são os horários que o cômodo recebe maior iluminação natural, pois ela será decisiva para a escolha da paleta de cores e do tipo de luz artificial que ocupará o ambiente.


Se o cômodo, por exemplo, recebe mais luz durante a tarde, é melhor evitar cores com tons vermelhos, laranjas ou amarelos. Já a cor branca, por exemplo, valoriza a iluminação natural. Se, entretanto, o ambiente não receber muita iluminação natural, é preciso investir na paleta de cores e também na iluminação artificial. Esse tipo de iluminação pode ser dividida em diversas partes, conforme a seguir.


1 - Iluminação Pontual


Iluminação pontual, como o próprio nome sugere, é o tipo de iluminação que atende a uma área específica, deixando os outros espaços do ambiente na sombra. Como exemplo, uma poltrona para leitura com uma luminária, ou uma mesa de trabalho com pendente iluminando apenas a área que se deseja destacar.

Iluminação Pontual
Iluminação Pontual (Foto Projeto Patriciaalvesinteriores)

2 - Iluminação do Ambiente


É a iluminação mais tradicional, aquela que atende um ambiente em todo o seu espaço. Pode ser um único ponto como a iluminação de uma cozinha ou vários pontos como em uma sala que possua a iluminação central e vários pontos como spots dentro de sancas de gesso. Isso proporciona uma sensação de conforto e redução de gasto de energia, uma vez que você pode optar pela área a ser iluminada.

Iluminação do Ambiente
Iluminação do Ambiente (Foto Internet)