Como escolher tipo de cuba ideal para seu banheiro

Atualizado: 24 de mar.

Com certeza essa é a dúvida de muita gente que está em reforma e/ou pensando em reformar o banheiro/ lavabo. Porém na hora de escolher analise o tamanho do seu banheiro, considerando o tamanho da cuba e o espaço que você terá livre na bancada para apoiar tudo que você deseja ter a mão para facilitar o dia a dia com seus cuidados pessoais.


Outro fator muito importante para analisar além claro da estética é a funcionalidade. Veja como você costuma usar o espaço, qual sua rotina diária e das pessoas que moram com você. Como por exemplo se utiliza muito para fazer a barba, se tem costume de fazer todo aquele cuidado com o rosto diariamente (skincare) e etc...


O motivo de analisar esses pontos é para que você consiga decidir qual tipo de cuba que além de trazer beleza para o seu banheiro/lavabo vai te trazer praticidade no seu dia a dia.


Veja abaixo quais os tipos de cuba para te ajudar nessa escolha!


Veja mais nesse vídeo ilustrativo que inclusive eu mostro qual tipo eu escolhi e o porque e também eu conto um pouco sobre a minha experiência com modelo escolhido!


Cuba de Apoio


Esse é um modelo em que a cuba fica apoiada totalmente em cima da bancada, e traz muita modernidade e elegância para seu banheiro/lavabo, por ficar totalmente a mostra, pois ela tem de outros formatos e modelos além da redonda e quadrada. Esse tipo não ocupa espaço abaixo da bancada, então se você não tem muito espaço de armário disponível esse modelo pode contribuir e muito nesse quesito, além de poder usar as laterais como apoio, deixando o espaço da bancada disponível, facilitando o manuseio do dia a dia.


Acredito que um problema seria na momento de escoe a água na hora da limpeza, por conta das laterais que ficam a vista.




Cuba de Embutir


Esse é um tipo em que a cuba fica totalmente embutida na bancada, e por isso acaba exigindo mais espaço no armário ou perfil espaçoso para esconder o fundo da cuba, é um modelo que deixa o banheiro visualmente clean, pois a cuba fica totalmente escondida, porém como disse anteriormente atente-se ao tamanho do seu banheiro considerando o espaço que você terá disponível entre a cuba e a bancada, pois dependendo do tamanho você ficará sem espaço nas laterais, além de ocupar espaço na parte inferior.


Porém ela facilita e muito na hora da limpeza/escoe a água já que seu modelo deixam as laterais escondidas.




Cuba de Sobrepor


Diferente da cuba de embutir, que fica totalmente escondida na bancada, para esse modelo as bordas de apoio ficam aparentes acima do tampo/bancada, são menos profundas que as de embutir e com isso ocupa menos espaço abaixo da bancada ou do armário.


Porém assim como a de embutir verifique o espaço que você terá disponível entre a cuba e a bancada para apoiar o que você precisa para facilitar seu dia a dia.



Cuba Semi-encaixe


Esse modelo é encaixada somente a parte traseira da bancada, e assim como as de apoio não ocupam espaço abaixo da bancada/armário o bom desse modelo é que possibilita o uso de uma bancada com profundidade reduzida, então se você tem um lavabo ou banheiro tipo corredor esse modelo pode ser uma boa opção.



Cuba Esculpida


Um modelo que é moldado/esculpido juntamente com a pedra da bancada, ficando uma peça única, deixa o visual do banheiro clean e elegante devido ao desenho da cuba o ralo fica oculto, por conta do tampo que é colocado na parte interna, existem modelos em que o tampo podem ser retirados e outros que não, e assim como as de embutir verifique o espaço disponível entre a cuba e a bancada.


Esse modelo também facilitar na hora de escoe a água, porém pode não ser tão prático a limpeza interna, mesmo nos casos em que o tampo podem ser retirados, por isso analise sua rotina e da sua família no momento da escolha.




Cuba Parede/Suspensa


Esse é um modelo que acredito que foi modernizado, são cubas que vimos antigamente e que hoje está sendo novamente utilizada, são modelos que são fixados diretamente na parede sem auxilio de bancada/gabinete, com isso ocupa menos espaço, porém fica sem espaço de apoio, mas nada impede de colocar outras opções de apoio já que hoje em dia tem bastante modelos de organizadores no mercado no vídeo abaixo eu mostro um exemplo de modelo que pode ser usado para esses casos.




Cuba Piso


Esse é um modelo bem moderno, muito lindo e elegante uma versão atualizada dos lavatórios com coluna e que com certeza vai trazer muita sofisticação ao seu banheiro/lavabo, pois seu design confere uma peça só que vai da parte do lavatório até a base, é um modelo que também não ocupa espaço, mas que também não tem espaço de apoio, porém você pode combinar com outros utensílios para organizar seu espaço, as torneiras podem ser dos modelos que são instaladas diretamente na parede ou por torneira de piso.



Confira mais detalhes no vídeo ilustrativo abaixo e veja também qual eu escolhi e a minha experiência com o modelo escolhido.



E então você já sabe qual modelo escolher? Deixa nos comentários!!


Veja também!


Peguei as chaves do meu ApÊ! E agora - Reforma/Decoração


Abraço e obrigada pela visita!!


Você quer decorar seu ambiente como um Designer de Interiores? Ter a liberdade e independência com um olhar mais profissional para decorar seu ambiente sempre que desejar?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo