top of page

Tipos de Pedras para Bancadas e Soleiras

Atualizado: 17 de jun. de 2022



O QUE É UMA SOLEIRA?


A soleira é o espaço inferior, no piso, do vão de uma porta. Ela também pode ser a separação entre dois pisos diferentes, os quais podem estar no mesmo nível ou em níveis diferentes. Geralmente é feita de pedra (mármore ou granito), mas também pode ser de cerâmica ou madeira, por exemplo.

QUANDO UTILIZAR SOLEIRAS?


Porta de acesso principal: a soleira marca e valoriza este acesso. Geralmente o piso do ambiente interno é mais elevado que o externo e com o uso de uma soleira, chamamos a atenção para este desnível (evitando, também, possíveis acidentes);

Portas externas secundárias: também é muito indicado utilizar uma soleira, pelos mesmos motivos citados acima;


Divisão entre cozinha e sala integradas: se seu objetivo é criar um ambiente integrado e amplo, faça um piso único, sem soleira. Se seu objetivo é marcar visualmente a diferença entre estes espaços, poderá usá-la (especialmente se seus pisos são diferentes);

Divisão de pisos diferentes: é muito indicado seu uso, pois confere um belo acabamento, harmonizando a linha que os divide. Exemplo do seu uso: no acesso de um banheiro em relação a um quarto ou corredor, onde normalmente temos piso cerâmico encontrando um piso laminado. No entanto, dependendo do estilo da decoração, isso pode não ser necessário (especialmente se falamos de uma arquitetura minimalista);

Degraus: podemos usar uma soleira para marcar o início de um degrau, como ocorre em salas íntimas que tem um nível inferior ao restante da sala. Assim, além de conferir um acabamento para o perímetro do ambiente, também marcamos visualmente que há um desnível.


TIPOS DE PEDRAS PARA BANCADAS


MÁRMORE

É um material nobre e tradicional, o mármore é usado desde a antiguidade para criar ambientes requintados e duradouros.


É uma pedra natural, ideal para ambientes internos (exceto áreas úmidas de cozinha) e para área externas de baixo tráfego, médio a alto grau de absorção de líquidos, quebra com mais facilidade, baixa resistência a abrasão, desgastes, riscos, impacto e alto tráfego.


Para a limpeza diária recomenda-se pano úmido água e detergente neutro(evitar o uso de produtos abrasivos, pois o mármore mancha com facilidade).


De fato o Mármore é uma pedra linda e requintada, trazendo muita elegância ao ambiente porém muito frágil devendo ser evitado seu uso em cozinha, lavanderia, pois mancha com muita facilidade. Veja nesse post minha experiência com minha bancada de mármore.


Granito

É uma pedra natural onde a exuberância da natureza pode ser apreciada na infinidade de cores e padrões encontrados no Granito, rocha ornamental por excelência.


O Granito é ideal para ambientes interno e externos, baixo grau de absorção de líquidos, não quebra com facilidade, por isso ele pode ser utilizado em locais de alto tráfego, tem baixa porosidade, tem baixa resistência a agentes químicos.


Para a limpeza diária recomenda-se pano úmido água e detergente neutro.


Por ser mais resistente que o Mármore o Granito é mais indicado para locais de alto tráfego, podendo ser utilizado em escadas, bancadas de cozinha e lavanderia, porém tem que ter um certo cuidado com a limpeza e contato com produtos químicos e abrasivos para não danificar.


Veja nesse post minha experiência com minha bancada de granito.


Limestone

O Limestone é uma pedra calcária que transmite uma beleza natural e rústica. Com seus tons claros e elegantes tem se destacado na preferência de arquitetos e decoradores, podendo ser utilizado em pisos internos e externos de baixo tráfego, fachadas, painéis e bancadas. Porém não é recomendado para banheiro, cozinha e lavanderia, pois mancha e absorve muita água.


Para a limpeza diária recomenda-se pano úmido água e detergente neutro evitar o uso de produtos abrasivos, pois assim como o mármore essa pedra mancha com facilidade.


Silestone

Silestone é uma pedra de Quartzo natural, é industrializada, criado para decorar cozinhas e banheiros com uma gama de cores atraentes, texturas extraordinárias e alto desempenho. É o único proteção anti-bacteriana, que garante o máximo de higiene em suas superfícies.


Ideal para ambientes internos e externos, baixo grau de absorção de líquidos, mais resistente, difícil de quebrar, alta resistência a abrasão, desgastes, riscos, impacto, tráfego, agentes químicos e baixa porosidade.


A limpeza diária pode ser com esponja e produtos saponáceos.


É uma pedra cara, porém compensa pela sua beleza e resistência. Ótimo para escada, pisos, bancadas de cozinha, banheiro e lavanderia, tem uma infinidade de cores, inclusive muitas opções de cores coloridas, como amarelo, verde, vermelho e azul.


Marmoglass

O Marmoglass é uma pedra industrializada com pó de mármores e vidro é um exemplo de que a tecnologia pode aperfeiçoar aquilo que já é perfeito. Esse material único oferece brilho intenso, resistência, durabilidade e pode ser aplicado em pisos e bancadas. Exclusividades e requintes para ambientes inesquecíveis.


Ideal para ambientes internos e externos, baixo grau de absorção de líquidos, mais resistente, difícil de quebrar, alta resistência a abrasão, desgastes, riscos, impacto, tráfego, agentes químicos e baixa porosidade.


A limpeza diária pode ser com esponja e produtos saponáceos.


Tem um ar de pedra mais natural com algumas manchinhas escuras é mais indicado para acabamentos sendo ótimos para escada, pisos e revestimentos.


Nanoglass

O Nanoglass é uma pedra industrializada com cristais de vidro através da nanotecnologia é um branco puro sem nenhuma textura e 100% uniforme, ou seja, bem branco é tipo um branco mais gelo.


Ideal para ambientes internos e externos, baixo grau de absorção de líquidos, mais resistente, difícil de quebrar, alta resistência a abrasão, desgastes, riscos, impacto, tráfego, agentes químicos e baixa porosidade.


A limpeza diária pode ser com esponja e produtos saponáceos.


É o mais resistente de todos, ótimos para escadas, pisos, bancadas de cozinha, lavanderia e banheiro. Apenas na cor branca.


Corian

Refere-se a um composto sólido, não poroso e homogêneo, resultante da mescla de resina acrílica com minerais naturais, em proporções aproximadas de 1/3 e 2/3, respectivamente. Na amálgama mineral, o TriHidrato de Alumina, derivado da bauxita, desempenha função principal na solidez e resistência, enquanto os elementos restantes contornam a “inteligência" do material, agregando propriedades engenhosas e aplicáveis a um grande número de ambientes - incluindo residenciais, públicos, corporativos, industriais, laboratoriais e hospitalares.


Não é poroso, resistentes a manchas, tem cores lisas diferentes dos outros tipos, suas emendas são sem juntas, cubas no mesmo material 100% higiênico e mais resistente a impactos.


As emendas imperceptíveis permitem que arquitetos e designers voem alto no momento de conceber suas criações. Isso porque tal diferencial confere imensuráveis formas, medidas, espessuras e acabamentos, indo desde geometrias planas até arredondadas. Remates em madeira, metal ou projeções em 2D e 3D são igualmente executáveis, já que o Corian® pode ser submetido à termomoldagem em temperaturas controladas ou pressão.


Neolith

O Neolith da TheSize Surfaces também chamada popularmente de "pedra industrializada", lâmina porcelânica ou devidamente de superfície compacta sinterizada foi lançado em 2010, portanto, é um material considerado "novo" no mercado, já que muita gente ainda não conhece.


É um material muito resistente a arranhões, manchas e as abrasões, graças a dureza de sua superfície, fácil de limpar e resistente a agentes químicos que impede que a sujeira e liquido penetre no material super higiênico não permite a proliferação de fungos, mofo e bactéria sendo totalmente adequado ao contato com alimentos, material impermeável e resistente a líquidos com um nível de absorção próximo a zero.


Neolith é 100% reciclável até 52% de qualquer placa Neolith são compostos de matérias- prima recicladas.


Ele é um produto composto a partir de matérias primas naturais muito finas e selecionadas que após um processo de alta tecnologia de ultra compactação e de sinterização (processo de aglutinação de um conjunto de partículas submetidas a temperaturas elevadas com finalidade de obter uma peça sólida), confere ao produto final, uma superfície de alta performance com propriedades únicas para múltiplas aplicações (fachadas, banheiros, cozinhas, escadas, móveis).


Uma das características distintivas do Neolith é a pequena espessura, que varia entre 3, 6, 12 e 20 mm. A diferença varia em função do tipo de aplicação ao qual se dirige.


Para mobiliário e revestimentos interiores, é recomendado o uso das placas de 3 mm; para pavimentos (interiores ou exteriores) e revestimentos exteriores (como fachadas ventiladas), 6 mm; já os 12 mm são reservados para as aplicações de produto mais exigentes, como bancadas de cozinha.


De qual vocês mais gostaram? Deixa nos comentários


Veja também!



Espero ter ajudado!

Abraços e obrigada pela visita!










1.599 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page