top of page

Como montar a Decoração da Sala de Estar

Atualizado: 1 de nov. de 2023


Sala de Estar - Local para conversas familiares ao final da tarde, ouvir música, receber amigos, ler, jogar cartas ou assistir TV podem ser algumas das atividades para esse ambiente. E Para cada uma delas haverá uma solução diferente.



A seguir algumas soluções para você utilizar na hora de montar a decoração da sua Sala de Estar.



Sofá – Provavelmente essa será a maior e mais cara peça da sua sala. Então, faz todo sentido começar a decoração desse espaço escolhendo o modelo do sofá. Compre o melhor sofá que couber no seu orçamento, pois ele o acompanhará por muito tempo.


Verifique a resistência da estrutura do sofá, certificando –se que não seja tão mole e torne difícil se levantar dele, nem tão duro que seja incômodo. Utilize cores ou estampas da moda nas almofadas, mantas, cortinas e pequenos objetos. eles são mais fáceis de serem substituídos, pois são os itens mais barato da decoração e deixam o ambiente visualmente confortáveis. Sendo uma ótima maneira de dar um visual novo para sala sem gastar muito.


Poltronas e assentos extras – Os assentos extras são uma ótima maneira de dar personalidade para a sala e também uma forma de expressar a personalidade dos moradores. Sendo também uma peça coringa quando forem necessária mais cadeiras/bancos para mesa de jantar.


É e mais fácil usar cores e estampas nesses móveis menores. Pois é possível trocá-los depois de um tempo para dar uma cara nova a sala.


Puffs – Ótima alternativa para criar mais opções de assentos, ao mesmo tempo que ajuda a integrar os espaços, e os modelos baús são boas opções para dar múltipla função a peça principalmente para pequenos ambientes.



Mesas de centros– Mantenha uma distancia mínima de 60 cm entre a mesa e as peças ao seu redor Evite bater a perna na mesa! Porém não distancie mais do que 80 cm evitando que as pessoas tenha que se levantar para alcançá-la. As mesas de centro mais baixas dão um visual mais moderno para sala.


Dica - as maiores são ótimas para decorar, mas escolha poucos elementos exemplo – uma bandeja ajuda a dar unidade aos objetos de decoração pequenos e com formas e alturas, já os cestos e as caixas organizam controles e papéis ou objetos a serem guardados.



Mesas de apoio – Se a sala é muito pequeno uma mesa de centro pode atrapalhar a circulação. Uma boa opção são as mesas de apoio ou aparadores próximas ou atrás do sofá. Bancos também funcionam como mesa de apoio, além de servirem de assentos extras, sendo um móvel com múltipla função ideal para pequenos ambientes.


Rack/Estantes: Móvel ideal para quem precisa organizar livros, fotos, CDs, DVDs, vinis, LPs, jogos etc. Uma boa dica para organizar e arrumar a estante é agrupar as peças por tema criando centros de interesse, o que dinamiza a decoração do ambiente.


Já os racks são ideal para colocar TV, DVD, aparelhos sonoros e videogames. Na escolha desse móvel, é preciso pensar na quantidade de fios que poderá haver em decorrência dos aparelhos. Por isso, você pode optar por modelos fechados, com apenas um pequeno espaço para acomodar os fios.


Dica - você pode colocar eletrodutos metálicos fixados a parede e próximo aos equipamentos, pintados da mesma cor da parede.


Armários e nichos - podem ser muito bom para organizar e guardar muitas coisas, deixando o ambiente visualmente limpo e organizado


Tapetes - Na hora de escolher o tamanho certo para sua sala verifique se as pernas da frente do sofá e das poltronas estão sobre ele. Se o tapete for muito pequeno é possível colocar um maior embaixo dele.


E então você já começou a transformação/decoração da sua sala? Acompanhe e se inspire nessas dicas!


Veja no video a Decoração da Minha Sala que são 2 Ambientes!


E veja também


Abraços e obrigada pela visita!!



Você quer decorar seu ambiente como um Designer de Interiores? Ter a liberdade e independência com um olhar mais profissional para decorar seu ambiente sempre que desejar?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais



135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page