4 Passos para escolher o Esquema de Cores para Seu Ambiente!

Atualizado: 24 de mar.

Mas afinal, o que vem a ser um "Esquema de Cores"?


São combinações de cores existentes na Natureza ou "preestabelecidas" por algumas regras básicas. Essas combinações, quando utilizadas para composição de um ambiente, funcionam muito bem.


Na realidade não seria necessário uma cartela ou referências para escolher cores, pois todos os dias nos vestimos e criamos diferentes combinações.


Então, porque devemos seguir algumas regras para composição de cores no ambiente?


Porque, como já citado as cores atuam no só na mente, mas também no espaço, podendo alterar visualmente suas dimensões, por isso é importante conhecer cada cor e suas propriedades e características.


A seguir 4 passos para ajudar você a definir o Seu Esquema de Cores!


1 - Decida qual atmosfera você quer que a decoração transmita no ambiente - uma atmosfera vibrante, alegre, descontraído, que estimule a interação. Ou prefere um clima mais intimista e aconchegante para relaxar e repor as energias;



2 - Decida como você vai usar o espaço – exemplo é um espaço para reunir a família ou um ambiente para relaxar;


3 – Analise seu painel de inspiração e /ou seu guarda-roupa e veja qual cor se destaca, se o ambiente é mais neutro, se as cores só aparecem em acessórios e objetos ou analise seu guarda- roupa, isso te ajudará a entender a sua relação com as cores e a partir daí veja qual as cores que você ama vestir e se sente bem;

Painel de Inspiração - Paleta de Cores - Moodboard

4– Faça pesquisa na internet por paleta/esquema de cores que tenha a cor que você mais ama, e tem a combinação das cores dos seus móveis, pisos e parede( caso você já tenha ou já decidiu por estes);


- Você também pode montar sua paleta/esquema com base na natureza, verifique fotos que você tenha e que mais te chamou atenção e monte sua paleta/esquema de cores a partir dela, ou objeto, obra de arte algo que te inspire. Se uma combinação de cores funciona em um objeto ou imagem que você goste, com certeza funcionará na sua casa também.


Dica - Veja aqui como montar o seu Esquema/Paleta de Cores a partir de uma foto ou Painel de Inspirações conforme imagens acima!


Lembre-se que as cores também aparecem nas paredes, nos revestimentos, móveis e objetos, quadros e acessórios. Se estes são em tons ou cores neutras, você pode introduzir as cores nos objetos e acessórios.


Para quem está começando o ideal é manter uma paleta com poucas cores, com duas ou três, pois fica mais fácil de gerenciar, mas isso não significa engessar a cor no seu esquema de cores para sua decoração. Todas as cores tem uma infinidade de tons você pode utilizar -se das cores matizes (cores puras) e criar uma diversidade com os tons das cores escolhidas.


Descubra a porcentagem de cada cor que lhe agrada. O equilíbrio entre elas é o segredo dos esquemas perfeitos.


Veja no vídeo abaixo como montar uma Paleta/Esquema de Cores de uma Foto


E então já definiu seu Esquema/Paleta de Cores para sua decoração? Deixa aqui nos comentários!


Veja mais sobre cores, tintas e atmosfera do ambiente!


Como definir a Atmosfera e o Caráter para composição do ambiente

Tipos de tintas e quais ambientes mais adequados

Uso das cores x sensação no ambiente


Peguei as chaves do meu ApÊ! E agora - Reforma/Decoração


Abraços e Obrigada pela visita!


Gostaria de conhecer mais sobre decoração? De adquirir os conhecimentos necessários para ter mais autonomia e liberdade de transformar e decorar seu ambiente sempre que você desejar, refletindo seu estilo e personalidade de acordo com sua realidade?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo