top of page

6 Tendências no Design de Interiores para 2021

Atualizado: 10 de ago. de 2021

As Tendências no geral nos trazem uma determinada direção um caminho a seguir, é um termômetro que nos mostra o que está em alta no mundo que nesse caso relacionado ao Design de Interiores.


Eu gosto muito de acompanhar as novidades desse Universo para ficar sempre atualizada e ter como base boas referências e uma direção a seguir, partindo de um ponto especifico e bem avaliado, por isso reuni nesse post algumas tendências para esse ano de 2021 que chegou trazendo uma mudança de olhar para novos estilos e novos formatos.


1- Pintura dos tetos em cores vivas


Para quem não está acostumado com teto de outra cor a não ser o branco pode ser um pouco estranho pensar nessa ideia, pois geralmente quando pensamos em pintura, apenas as paredes parecem adequadas para receber o uso das cores, uma vez que nos concentramos ao que está na altura dos nossos olhos, porém em 2021 quem está se destacando também é o teto. Deixando um pouco de lado a paleta do branco ao off-white, agora apresentam cores vivas, porém em tons fechados, evitando a aparência lúdica e infantil.

Pintura dos tetos em cores vivas
Pintura dos tetos em cores (Foto Internet)

A composição também vai além e notamos a aplicação da tinta iniciando-se no rodateto ou vigas e em alguns casos, utilizando a mesma cor da marcenaria no forro, criando uma superfície contínua e monocromática, trazendo um toque de personalidade ao ambiente.


Para você que esta pensando em renovar seu ambiente, conheça aqui quais os tipos de tintas e os ambientes mais adequados para cada um.


2 - Estofados com a costura em gomos


As cabeceiras, sofás, poltronas por si só já trazem muito estilo e personalidade ao ambiente e agora com essa novidade na costura trouxe ainda mais estilo e elegância a estas peças proporcionando maior conforto com a simples mudança da costura tradicional por essas em gomos, que ainda permitem que peças que são montadas e extensas tenham a ideia de unidade, uma vez que as junções estarão escondidas entre os gomos.


3- Luminárias em latão


As luminárias são peças que complementam a decoração cada uma delas tem em seu estilo características e detalhes que podem trazer um toque a mais na decoração do ambiente. ponto chave dessas luminárias está em seu formato mais limpo com linhas simples e silhuetas puras, deixando em evidência apenas o essencial.


No que diz respeito à materialidade, destaca-se o latão com pintura eletrostática semi brilho preta ou ainda escovada em cobre ou dourado.

Luminária em latão
Luminária em latão (Foto Internet)

Veja aqui uma proposta de projeto para uma sala pequena de jantar com esse estilo de luminária.


E se você está no processo de escolher luminárias para seu projeto e/ou reforma confira aqui os tipos de luminária e seus efeitos.


4 - Painéis de madeira


A madeira é uma material que além de elegante proporciona aconchego, charme e estilo ao ambiente e no formato de painel complementa a decoração com toque de sofisticação e requinte ao ambiente e é sem dúvidas um dos materiais mais utilizados no design de interiores, pois o material alinha qualidade estética somada a sensação de conforto aos espaços.


Os painéis em madeira é um dos elementos que em 2020 teve muito destaque e marcou presença em dezenas de projetos, trazendo opções para integração e/ou aproveitamento de espações com portas de correr, de abrir, padrão camarão, giratórios, com texturas lisas, rugosas, ripados, entre outros. Mas dentro da grande variedade de soluções e opções, uma característica em comum esteve presente em grande parte deles: a possibilidade de ocultar portas de acesso a diferentes ambientes, armários e infraestrutura.

Painéis em madeira ripado
Painéis de Madeira (Foto Internet)

No que diz respeito as texturas, aqueles com superfície opaca, são os mais indicados quando se pretende ocultar integralmente portas de acesso a ambientes e espaços de armazenamento. Mas, caso a ideia seja criar privacidade, mantendo uma decoração que traga estilo os mais indicados são os ripados no formato fechado, ou seja, com as ripas coladas uma nas outras.


Veja aqui uma proposta de projeto para uma sala pequena de jantar como o painel de madeira em ripas trazendo estilo e sofisticação ao ambiente, mostrando que não importa o tamanho do ambiente e sim a composição dos elementos.


5 - Aproveitando a Cabeceira como home office


Nos dias atuais por conta da necessidade e conscientização de permanecer em casa em prol da quarentena decorrente do novo coronavírus, o home office se tornou parte da rotina de muita gente sendo necessário readaptar a casa ao novo espaço de trabalho, porém para maioria dos casos readaptar um local na casa pode não ser tão simples assim, com os empreendimentos hoje em dia cada vez menores, mas como a criatividade é amiga da solução, hoje em dia é possível forma esse espaço de forma simples e pratica, pois neste contexto, as áreas de trabalho tornam-se menos formais e outros ambientes residenciais deram espaço aos home offices.

Isso levou ao aparecimento de pequenos nichos de trabalho somado a marcenaria multifuncional, mas uma a solução que está se destacando foi a adaptação da cabeceira das camas como escrivaninha, apoiando pequenas bancadas ou criando-as num sistema refinado com tomadas embutidas sobre o estofado.


6- Espaço para o banheiro integrado ao dormitório


Para quem não tem uma suíte sabe que a vontade e o desejo de ter um banheiro no quarto é grande e se o quarto for pequeno é quase que impossível transforma-lo em suíte.


Com a modernidade trazendo inovações e novidades os banheiros se integram ao espaço dos dormitórios separando um espaço com vidro do box para separar o chuveiro, e a pia do lavatório compondo os elementos que fazem parte da decoração. Para dormitórios com mais espaços as paredes são substituídas por vidros ou materiais diferentes no piso.

Espaço para o banheiro integrado ao dormitório
Espaço para o Banheiro integrado ao dormitório (Foto Internet))

Tá pensando em reformar seu banheiro e tem duvidas em qual estilo decoração escolher? Confira nesse post 5 estilos de decoração para banheiro.


E então pessoal gostaram das novidades para esse ano? Se interessou por alguma dessas tendências? Conte nos comentários


Abraços e obrigada pela visita!





50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page