top of page

Paredes - tipos, modelos, vantagens e desvantagens!

Elementos existentes para criar isolamento, vedação, estrutura, divisão, proteção ou privacidade. A escolha do material para a sua execução dependerá principalmente da sua função. Alvenaria com massa corrida, tijolos a vista, tijolo de vidro, madeira gesso drywall, pedra, elementos vazados, são alguns dos materiais que podem ser utilizados sendo que cada um tem propriedades e características visuais diferentes.



Os materiais utilizados incorporarão diferentes texturas ao ambiente e diferentes características de reflexão de luz e som.


As paredes são “pano de fundo” e portanto são partes fundamentais na composição da decoração, podendo ser retas, inclinadas ou curvas, recebendo portas, janelas ou aberturas para integrar ambientes, além de diferentes alturas, criando movimento na composição.




Tamanho Parede


Pé direito total: 2,70 cm (padrão)

Meia parede: 1,60 cm

Parede baixa: 0,80cm a 1,00 cm de altura;


É possível revestir a superfície da parede

com massa corrida e pintura, papel de parede, cerâmica, porcelanato e /ou revestimento 3D;





Além de parede de alvenaria com massa corrida. Veja a seguir mais alguns exemplos de materiais para execução das paredes.


Tijolo a Vista


O tijolo acrescenta textura. Porém pode pesar no ambiente. Use com cuidado e dose bem o impacto visual da superfície onde for aplicado. Uma vantagem, quando pintado e impermeabilizadoé evitar bolor na superfície (caso esteja em contato com umidade ou água).


Pedra

As paredes de pedra são resistentes e podem ser facilmente transformadas em centro de interesse. Acrescentam características particulares ao ambiente, embora de difícil manutenção, por conta da sua característica porosa, tende a refletir menos luz.


Tijolos de Vidro

Apesar de estar sendo considerado fora de moda, o tijolo de vidro ainda traz muito charme ao ambiente.


trata-se de um estilo que, quando bem utilizado, pode proporcionar um ambiente, claro, agradável e sofisticado. Pode ser usado de varias formas, como paredes inteiras, como fundo de recepção em escritórios, ou simplesmente como elemento meramente decorativo.

Há tijolos de vidro que permitem a passagem de ventilação e costumam ser utilizados em locais mais fechados e que precisam ser ventilados.


Gesso Drywall

É rápido erguer paredes de gesso e removê-las se houver necessidade. Elas podem receber diferentes revestimentos, sendo de espessura mais leve que as de tijolos. São ideais para ambientes pequenos ou onde as sobrecargas na estrutura devem ser evitadas.


Como são mais finas do que as de alvenaria necessitam de revestimento interno extra para propiciar isolamento de som perfeito.


Elemento vazado

Já as paredes de elementos vazados dividem o espaço, mas com pouca privacidade. De diferentes formas e tamanhos, elas são leves e podem acrescentar movimento ao projeto. Recomendável para ambientes que necessitem de maior ventilação.


Madeira

A madeira tem como uma de suas maiores qualidades a capacidade de trazer elegância e aconchego para o local onde está inserida, além de trazer um conforto térmico, sendo uma ótima opção para locais frios.


Parede de Vidro

É um dos elementos arquitetônicos que esta sendo muito utilizado em residências e edifícios modernos. Podendo ser empregada em diversos ambientes como sala de estar,divisórias de salas, fachadas, lavanderias e até mesmo em muros.


Porém é muito importante a escolha adequada do tipo de vidro em cada ambiente para garantir a total segurança dos usuários.



Veja também!



E ai você já decidiu o modelo de parede? Está na dúvida? Espero que este post tenha ajudado! Deixa nos comentários!


Abraços e Obrigada pela visita!



Você quer decorar seu ambiente com uma visão de Designer de Interiores? Ter a liberdade e independência com um olhar mais profissional para decorar seu ambiente sempre que desejar?



Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais


129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page