top of page

Como escolher a iluminação para Sala de Estar

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Podemos concordar que a iluminação faz a diferença em um projeto de decoração e o mais importante é que o projeto de iluminação seja funcional, prático, criativo e flexível, sendo possível, por exemplo, a sala transformar-se de aconchegante a uma área ideal para recepções.


Por isso neste post reuni algumas dicas e soluções para te ajudar com o projeto de iluminação da sua sala.


Natural – A luz natural tem a capacidade de deixar os ambientes muito confortáveis, proporcionando bem estar.


Artificial – Quanto mais fontes luminosas existirem na sala, mais ela se tornará um lugar aconchegante e funcional para acomodar todas as atividades que você pretende realizar. Tenha acendimentos independentes e dimmers, possibilitando assim diferentes atmosferas no mesmo ambiente. Interruptores paralelos serão muito convenientes em salas amplas, já que permitem acender e apagar as mesmas lâmpadas de diferentes locais.


Funcional/Geral - Todo o ambiente precisa de uma fonte luminosa para a hora da limpeza. O plafon central deve ser capaz de iluminar o espaço e a iluminação decorativa deve ser suficiente para manter o plafon apagado na hora de relaxar e receber.


Spots - Evite posicionar spots embutidos sobre os assentos, para não aquecer a cabeça das pessoas, spots direcionados às mesas de centros ou às áreas de circulação são mais recomendados.


Luz ideal/Tarefa – A iluminação feita com abajures e luminárias de mesa é ideal para criar uma atmosfera mais confortável para conversar e deixa o ambiente dinâmico, pois chama a atenção para diferentes pontos. Sendo ideal também para leituras.


Abajur – Colocar um abajur em cada lateral do sofá é uma das maneiras mais fáceis de criar uma iluminação aconchegante na sala e eles podem ser controlados por interruptores, facilitando o acendimento da luminárias. Porém como as salas estão cada vez menores e os sofás maiores, então a solução podem ser arandelas, pendentes, ou luminárias de piso com base que se encaixem sob o sofá.



As luminárias de piso além de serem mais flexíveis se tornam uma boa opção também para cadeira de leituras.


Iluminação decorativa - Ajuda na criação da atmosfera e caráter dos ambientes. Quadro, coleções, arranjos de flores ou qualquer outro detalhe poderá ser enfatizado por iluminação direcionada.


Veja no video a iluminação da minha Sala de Estar e Jantar do Apartamento com Gesso!


Veja como deixei a Sala da minha nova Casa bem iluminada sem o uso de Gesso


Veja mais artigos sobre iluminação aqui:


Abraços e obrigada pela visita!


Você quer decorar seu ambiente com a visão de um Designer de Interiores? Ter a liberdade e independência com um olhar mais profissional para decorar seu ambiente sempre que desejar?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page