top of page

Cortinas e Persianas- Tipos e como escolher o Tecido e Modelo ideal!

Os tecidos e acabamentos que as cortinas possuem é bem variado entre os principais tecidos utilizados, encontramos o voal, o algodão, a seda e o linho. Procure orientar sua escolha de modo a suprir primeiramente as necessidades mais importantes do espaço, atendendo também a atmosfera e o estilo desejado do ambiente.


Tenha em mente o “porquê” da cortina exemplo:


  • Vedar a claridade durante a noite ou o sol durante o dia;

  • Ajudar no controle da poluição sonora vinda da rua ou da vizinhança;

  • Ter privacidade parcial ou total;

  • Cobrir uma janela indesejável;

  • Utilizar como elemento decorativo;

  • Analise quem usará o ambiente e a manutenção envolvida

  • Se houver pessoas alérgicas, evite cortinas com tecido pesados;

  • Analise também a atmosfera e o estilo do ambiente. Exemplo - caso a atmosfera do ambiente seja mais aconchegante, uma persiana horizontal de alumínio pode não causar essa sensação ok;

  • Custo-benefício de cada opção, pois cada modelo terá um custo -beneficio associado a proposta vantagens e desvantagens de cada um, Analise qual melhor e escolha aquela que mais lhe atender.



Suportes para cortinas



Os suportes podem ser de dois tipos: o varão e o trilho. O varão costuma ser mais popular, por ser mais simples e atender aos diferentes tipos de “pregas das cortinas como nos exemplos.







O trilho pode ser único, duplo ou triplo e prefere cortinas de tecidos mais pesados.

Combina bem com forros, que valorizam a vedação de luz, como o blecaute. Esse tipo de suporte para cortinas são bem utilizados quando no ambiente já estiver com cortineiro, feitos por meio de forro de gesso.





Persianas - Tipos e Modelos


As persianas são associadas a ambientes mais modernos. São feitas sob medida,

por isso é difícil reaproveitá-las.


Persiana Romana

Se destaca por seu design e formato mais arrojado é formada por “gomos” largos e horizontais que se dobram e desdobram para cima ou para baixo na medida em que a persiana é aberta ou fechada. O espaço entre as dobras da persiana romana é o que torna esse modelo tão diferenciado, transmitindo leveza e elegância aos ambientes.





Persiana Romana

Acabamento proteção solar







Persiana Romana

Acabamento Blackou/Decor







Persiana Rolo

A persiana rolo é uma persiana feita de tecido, que pode ser enrolado ou desenrolado num tubo superior, e desta forma pode ser recolhido totalmente.





Persiana Painel

Ideal para cobrir grandes espaços e vãos de passagens, já que são compostas por painéis que, com larguras mais estreitas ou mais largas, permitem uma sobreposição maior ou menor sobre elas, de acordo com a sua necessidade.







Persiana Horizontal

A persiana horizontal é uma das persianas mais comuns e mais utilizadas em ambientes residenciais, comerciais e corporativos. Possui lâminas dispostas na horizontal que podem ser giradas e recolhidas para cima, permitindo assim um ótimo controle de luz e privacidade.







Persiana Vertical

Mais antigas, tradicionais e clássicas opções de persiana. Possui lâminas dispostas na vertical e recolhimento lateral, permitindo assim um ótimo controle de luz.







Sempre bom acompanhar e estar atualizadas com as novidades nesse Universo do Design de Interiores, pois a todo momento novas opções sempre surgem no mercado.


Porém independente do modelo escolhido o importante é que atenda às necessidades do ambiente e dos usuários.


E então já escolheu seu modelo de cortina? Deixa aqui nos comentários!


Veja também



Abraços e Obrigada pela Visita!


Gostaria de conhecer mais sobre decoração? De adquirir os conhecimentos necessários para ter mais autonomia e liberdade de transformar e decorar seu ambiente sempre que você desejar, refletindo seu estilo e personalidade de acordo com sua realidade?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page