top of page

Quais as Harmonias de Cores e Como inseri-las no Ambiente!

Atualizado: 12 de ago. de 2022

Os Esquemas podem ser também classificados em Harmônicos e Contrastantes:


Harmônicos - Neste esquema, as cores não competem entre sim. A ênfase maior será sempre a composição como um todo, é um esquema mais tranquilo e a variedade de textura não deverá afetar o resultado final.


Contrastantes - São basicamente o "Foco" da Decoração. Esse é um esquema de cores mais dinâmico. Contrastes entre tons ou cores fortes e suaves é incorporado para ser destaque na composição.


Exemplo de Esquema de Cores para o Quarto de Casal


Harmonia de Cores baseado na Natureza



No exemplo ao lado um esquema inspirado na natureza. A natureza é a maior fonte de esquema de cores.









Harmonia Acromático – São utilizadas o branco, preto e cinza, “cores” que não estão composto no circulo cromático.


Utilize variedade de texturas/padronagens para criar uma composição mais dinâmica e interessante.


Harmonia Neutro – Utiliza a cor marrom seus tons e derivados, ou seja, aplicando outras opções de tonalidade mais clara/média ou escura. Exemplo- bege, areia, canela, tabaco e etc, podendo ser utilizado também do branco, preto ou cinza.

Harmonia Monocromático – Composição feita com apenas uma cor e suas tonalidades, bem como preto, branco, cinza ou neutro recomenda-se a variedade nas texturas e padronagens.


Na opção de diferentes tons a utilização de tons fortes e suaves ajuda a dar movimento e criar interesse na composição.


Harmonia Análoga – Se utiliza de cores vizinhas, que estão lado a lado no circulo Cromático.


Recomenda-se o contraste entre cores fortes e suaves para maior dinamismo, dependendo é claro da atmosfera que você queira criar no ambiente em questão.


Harmonia Complementar – Quando cores oposta no circulo são combinadas. Como vermelho/verde, azul/laranja ou ainda violeta/amarelo, com ou sem branco, preto, cinza ou neutro.

Harmonia Triádico – É formada por 3 cores (triângulo)com ou sem adição de branco, preto, cinza ou neutro. Sendo muito popular entre os artistas, pois causa um alto impacto visual.


Como vimos toda a harmonia pode se basear na harmonia neutra bem como utilizar-se do branco, preto ou cinza e depois se acrescentar as cores.


Para se ter sucesso na composição do Design nenhum dos elementos deve ser pensado em separado, mas sim em conjunto. Os elementos que compõem o Design estarão sempre inter-relacionados, pois um atua sobre o outro, interferindo no resultado final.


Veja no vídeo abaixo como montar Sua uma Paleta/Harmonia de Cores


Veja também!



E então já escolheu sua Harmonia de Cores? Espero ter ajudado!


Abraços e Obrigada pela visita!



Gostaria de conhecer mais sobre decoração? De adquirir os conhecimentos necessários para ter mais autonomia e liberdade de transformar e decorar seu ambiente sempre que você desejar, refletindo seu estilo e personalidade de acordo com sua realidade?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais!



206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page