Passo a Passo - Planejamento de gastos e de execução para reforma/decoração do seu ambiente

Atualizado: 24 de mar.



Quando pensar em decorar sua casa, você precisa saber quanto pode dispor de tempo e dinheiro para isso, pois as escolhas dos itens de decoração normalmente são feitas em relação a esses fatores. É bastante comum que ocorram atrasos e imprevistos, assim como a necessidade de mais dinheiro do que o calculado.


A seguir veja alguns passos para um bom Planejamento e Execução do seu Projeto.


Planejando seus gastos


Com base nas suas pesquisas e informações, faça uma planilha ou uma lista com todos os materiais (pisos, móveis, tintas, tecidos, persianas, almofadas, sofá, objetos, e etc.). Mão de obra (pintor, eletricista, estofador, marceneiro, transporte, marido de aluguel e etc.).


Dica - para ficar mais fácil, faça essa lista por assunto ex: acabamento/pintura e por cômodo – o que será feito e trocado em cada um desses ambientes;



Veja aqui como baixar a planilha pronta para planejamento de gastos para sua decoração!



Defina quanto você está disposta ou pode gastar no seu projeto, não se preocupe em projetar a casa de uma só vez, caso não possa, vá fazendo cômodo a cômodo, se esse for o caso defina por ordem de importância para cada cômodo e vai fazendo conforme seu tempo e seu orçamento;


Caso orçamento esteja apertado, invista em soluções mais baratas, faça o que você planejou, buscando opções que farão diferença e custam menos. Como por exemplo se o papel de parede for muito caro, utilize kit de adesivos, se não der para comprar aquele sofá, cheio de estilo uma boa reforma pode fazer a diferença e trazer um efeito muito interessante;


Compre aos poucos, começando pelos itens maiores do ambiente que você decidiu começar, por ordem de importância e/ou de todos que você decidiu fazer conforme seu orçamento. Caso você decida renovar mais de um cômodo e, para isso, precisar envolver mão de obra de pedreiro, pintor e etc., ou qualquer atividade que envolva muita sujeira, é mais econômico fazer pelo menos essa parte estrutural de uma só vez.



Plano de Ação/ Executar


Depois de ter definido seu objetivo e seguido os passos anteriores é hora de colocar a mão na massa. Transforme a lista de materiais e mão de obra em um plano de ação.

Detalhe tudo que você precisar fazer para que o projeto saia do papel e a transformação aconteça, incluindo os responsáveis, prazos, custos e como monitorar essas entregas e isso requer muita organização por isso essa lista irá te ajudar a entender a dimensão física e financeira do projeto.


Defina sempre as etapas e a ordem em que quer as coisas sejam realizadas. Isso evita estresse e problemas estruturais que podem gerar mais tempo, mais dinheiro, menos qualidade de vida e confusão, o que dificulta ainda mais a administração da sua casa.




Veja aqui como baixar esse guia de - Cronograma da Reforma- passo a passo







Comece pelas ações que dão mais trabalho e/ou fazem mais sujeira, por exemplo, troca de forro e piso. E deixe por último as ações menos problemáticas, como colocação de cortinas e etc.


Tenha em mente, principalmente, o que realmente deve ser feito em sua casa quais os objetivos e necessidades a serem atendidos e respeite sempre o limite do seu bolso e do seu planejamento.


E então já começou o planejamento para decoração do seu ambiente? Deixa aqui nos comentários!


Veja também-


Decorar - Dicas, Planejamento e Organização

Alcançando Metas com Planejamento e Organização

Peguei as chaves do meu ApÊ! E agora - Reforma/Decoração


Abraços e Obrigada pela visita!


Gostaria de conhecer mais sobre decoração? De adquirir os conhecimentos necessários para ter mais autonomia e liberdade de transformar e decorar seu ambiente sempre que você desejar, refletindo seu estilo e personalidade de acordo com sua realidade?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo