top of page

Reforma do Banheiro - O que você precisa saber! Dicas e Soluções

Atualizado: 16 de ago. de 2023

O banheiro em alguns casos é um dos ambientes da casa que temos o costume de deixar a reforma para depois, Porém nos últimos tempos esse ambiente tem se tornado bem mais valorizado nas reformas e decorações, ganhando itens e formas que trazem vida, leveza e uma decoração elegante e sofisticada a esse espaço.


Se você está construindo, pegou as chaves da casa/apê novo, está reformando ou pensando em reformar o banheiro, seja qual for a situação o fato é que as dúvidas na maioria das vezes são as mesmas.


Por isso neste post reuni algumas dicas e soluções para que você possa fazer as escolhas mais assertivas para a reforma do seu banheiro.


Porta e Janela


Disposição


Na hora de construir/reformar se atente ao local onde será a porta, pois dependendo da disposição desse item eles podem comprometer o aproveitamento do espaço já que a instalação da bancada/armário e do vaso sanitário será feito a partir dessa disposição. Exceto para apartamentos que são entregues prontos e que na maioria das vezes com um bom aproveitamento de espaço.


E para os casos que não possa fazer alterações do local da porta, verifique a possibilidade de alterar o vaso ou bancada de lugar de modo que essa mudança te traga uma boa circulação no espaço.


No caso da janela verifique sempre o lado que possa trazer uma boa ventilação e iluminação natural, pois por se tratar de área molhada e de tarefa, uma boa iluminação pode contribuir para realização das atividades como barbear e maquiar e a ventilação pode conservar os itens e mobiliário por mais tempo. Sem contar que ajuda e muito na circulação do ar evitando a umidade que pode causar mofo.


Modelo de Porta


Para os banheiros pequenos e dependendo da disposição da porta e para não atrapalhar a abertura do móvel da bancada são escolhidos os modelos de portas sanfonadas, porém o material dessas portas costuma não ser resistente, vindo a quebrar como mais facilidade, se você não tem interesse nessa porta ou ela não combina com a sua decoração uma boa opção são as portas camarão, elas tem estilo, são bonitas e contribuem muito para complementar a decoração do banheiro também. Veja nesse vídeo como a porta camarão ajuda a otimizar bem o espaço.












Pisos e Revestimentos

Impermeabilização - Aqui um ponto importante, se for trocar o revestimento - piso e parede antes de instalar os novos faça a impermeabilização de todas as paredes e do chão, isso é muito importante, pois evita que o piso e a parede retenha toda a umidade que fica após o banho evitando a umidade estufamento do revestimento.


Pisos e Revestimentos - Qual escolher?


Por se tratar de uma área molhada o ideal é que o piso não seja tão liso, pois evita escorregamento. A manutenção da limpeza dos revestimentos mais fosco é bem mais prática.


Procure escolher os revestimentos de parede em que a composição seja mais neutra, para que não canse visualmente os usuários, pois com isso a substituição poderá ser mais demorada.

Na hora de escolher os revestimentos preste atenção também nas características técnicas, como resistência a manchas e a impacto, nível de absorção de umidade, formato e espessura das peças e dos rejuntes para que tenha maior durabilidade e a manutenção e limpeza seja mais simples e prática.


Para área do boxe procure utilizar materiais a prova d'água e caso queira destacar uma parede se atente ao modelo, formato espessura das peças e dos rejuntes para melhor durabilidade e facilidade da manutenção e limpeza.


Dica - se seu banheiro não tinha a separação da área com boxe, possivelmente o ralo é um só, nesse caso verifique a possibilidade de fazer um encanamento para criação do ralo fora da área do boxe.


Existe uma infinidade de revestimentos para pisos e paredes disponíveis no mercado, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e azulejos são mais comuns. Cada um deles tem características próprias, vantagens e desvantagens que orientaram sua decisão. Veja nesse vídeo os tipos de revestimentos e suas vantagens e desvantagens para te ajudar com a escolha


Armazenagem / Banho / Higiene


Área do boxe - caso possível utilizar nicho dentro do boxe além de maior durabilidade ele auxilia e muita na organização dos produtos usados no banho, são práticos de fácil limpeza e você pode fazer de pedra (como mármore) ou com revestimento escolhido para essa área.



Você pode utilizar tanto cortina como uma parte em alvenaria ou tijolo de vidro no espaço do boxe. Ou o boxe de vidro com portas de correr ou de abrir.


Na hora da escolha verifique qual deles te atende melhor de acordo com seu objetivo e espaço disponível, por exemplo se o espaço do boxe é pequeno o de porta de abri pode ser uma boa solução, porém esse modelo rouba mais espaço na área do banheiro, por isso analise, verifique e escolha o que faz mais sentido para você e que te traga mais praticidade no seu dia a dia.


Planejados - A marcenaria planejada é uma ótima opção para o gabinete do banheiro, principalmente para os ambientes menores, quando for projetar seu armário analise qual sua necessidade, espaço de estocagem, qual sua rotina, ou seja, o espaço que você irá precisar para armazenar o que você precisa e costuma usar no banheiro. Exemplo se você usa muito secador/prancha na área do banheiro, considere ter um espaço para armazenagem desses itens.


Cuba- Qual modelo escolher?


Na hora de escolher o melhor modelo de cuba para você, considere a relação entre o tamanho da cuba e o espaço que você terá livre na bancada para apoiar tudo que precisa. Os modelos podem ser de: embutir, de sobrepor, de encaixe, de semiencaixe, de piso ou suspensa. Veja nesse video os detalhes de cada modelo bem como suas vantagens e desvantagens para ajudar você com a escolha.


Dica - Quando for escolher as torneiras se atente a funcionalidade e na ergonomia na hora do acionamento. Caso pretenda ter uma opção para água quente, escolha os modelos com misturadores.


Bancada - Para os tampos escolha os materiais menos porosos, que são mais resistentes a maquiagem e fáceis de limpar. A opções com cores neutras deixam o visual do banheiro mais limpo.



Iluminação


A iluminação geral do banheiro é difusa por meio dos plafons. Considere criar opções de acendimentos separados, como exemplo um interruptor duplo com um acendimento geral e outro para área do boxe (caso seja colocado iluminação no boxe acima do chuveiro).


Um outro interruptor duplo ( dependendo da quantidade de iluminação a ser utilizada nessa área), próximo a bancada/vaso sanitário. Se você costuma usar barbeador elétrico, itens elétrico para cabelo considere também colocar uma tomada nesse espaço.


Dica - Se você deseja ter água quente na torneira do lavatório se atente a deixar um ponto de tomada disponível embaixo da bancada para instalação futura de um aquecedor elétrico.


Luz Natural /Artificial - Por ser uma área onde geralmente são exercidas atividades como se maquiar e fazer a barba a iluminação de tarefa da bancada merecerá maior atenção com fontes de luz artificial variada e preferencialmente feitas com lâmpadas com ótima reprodução de cor e que iluminem de forma homogênea.


Já a iluminação natural é importante pois a questão de higiene e limpeza são prioridade nesse ambiente. Por isso os acabamentos claros que refletem mais a luz são mais comuns no banheiro.


Dica - Considere pintar o teto do banheiro com tinta esmalte a base de água, essa tinta e muito boa e bem resistente a umidade devido o vapor do banheiro sem contar que deixa um acabamento excelente e de fácil limpeza. Veja aqui mais tipos de tintas e qual ambiente usar.


Para dentro do boxe escolha lâmpadas com bulbos blindados por conta do excesso de vapor. Uma lâmpada sobre o vaso sanitário também é uma boa opção para pessoas que gostam de ler nesse ambiente. Entretanto, evite luminária com lâmpadas halógenas, pois esquenta bastante a cabeça. Luminária com lâmpada fluorescente é uma boa opção.


Veja mais sobre reforma e decoração de banheiros! E como fiz no meu!


E então gostaram das dicas e sugestões para reforma do banheiro? Deixa aqui nos comentários!


Abraços e obrigada pela visita!


Veja também!


Conheça o curso Projetando e Decorando Meu ApÊ! Clique no banner abaixo e saiba mais!






139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page