Texturas e Padronagens na Decoração do Ambiente

Texturas


A textura, se refere ao aspecto da superfície (sentido ao toque) e o tipo a ser utilizada será a que melhor atender as características das atividades, que serão desenvolvidas em cada ambiente, bem como ao estilo escolhido para o projeto.


As texturas podem influenciar e afetar o tom e o peso da composição por isso é aconselhável sempre balancear a composição, seja por meio de cores e de iluminação ou de outro elemento do design.


As texturas além de ser por meio dos tecidos, como dos sofás, almofadas, tecidos das cortinas, tapetes, estofado, também podem ser utilizadas como:


Misturar superfícies de madeira, cerâmica, metal, vidro, espelho e outros revestimentos em pisos, paredes e móveis;

•Usar papel de parede;

•Incluir plantas e flores na decoração.


Padronagens


Trata-se de um componente visual do projeto, portanto ligada diretamente a sensações. Inserindo cor e forma ao ambiente. Pode ser linear, floral, temática, geométrica, etc. Porém sempre será impressa, estampada ou pintada sobre uma superfície.


A escolha da padronagem poderá variar segundo o tamanho do ambiente do móvel ou do complemento onde será aplicada. Padronagens pequenas afastam a superfície as grandes aproximam a superfície. Em um ambiente é sempre bom mesclar os estilos de padronagens para manter a harmonia e o equilíbrio do espaço.


A seguir exemplos de ambientes e os tipos de texturas e padronagens utilizadas na Decoração.


Espaço para Home Office

A mistura de textura se dá por meio dos revestimento nas paredes, madeira dos móveis e etc.


Sala de Jantar


Mistura de texturas - lisa, madeira, espelho, planta e etc nessa Sala de Jantar.



Sala de Estar

Mistura de texturas e padronagens por meio de tecidos dos sofá, almofadas, parede de tijolinho, quadro e etc.



As texturas lisas ou brilhantes refletiram mais o som e o calor, ao mesmo tem que são de fácil manutenção.


Busque sempre o equilibrio e a mistura dos tipos de texturas, pois utilizadas em demasia pode desequilibrar a composição da Decoração e deixar o ambiente muito estimulante como é o caso das textura brilhante.


As texturas rústicas, ásperas ou opacas absorverão mais o som e o calor incidente e terão e a manutenção é mais complicada. Para esses tipos de textura também é aconselhável o equilíbrio, pois usada de mais, pode deixar o ambiente "pesado".


Ao utilizar as texturas mais rústicas, ásperas ou opacas. Procure equilibrar o projeto de Decoração por meio de cores e da iluminação.


Dependendo do tipo de textura cada uma podem nos remeter a uma época/lugar, como por exemplo as texturas como o Aço, vidro e o brilho - são tipos de texturas mais contemporânea.


O cristal, veludo e a seda, remetem mais ao uma época histórica e as rústicas como terracota, pedras etc, podem nos remeter ao campo e fazenda.


As Padronagens também é aconselhável o equilíbrio na composição do ambiente, muitas variedades de padronagens poderá deixar o ambiente inquietante.



A foto acima, mostra uma composição bem equilibrada com a padronagem no tapete e as misturas de texturas nos moveis e objetos.

Então gente Padronagens e Texturas se complementam e com o equilíbrio entre elas é possível ter um ambiente bem decorado, harmonioso e com personalidade.


E aí como está a decoração de vocês? Deixa foto nos comentários!


Veja também!


Como usar estampas na Decoração

5 dicas para escolher o tapete ideal

Como escolher acessórios para compor a Decoração do Ambiente

Cores e Significados + dicas para Ambientes


Abraços e Obrigada pela visita!


Gostaria de conhecer mais sobre decoração? De adquirir os conhecimentos necessários para ter mais autonomia e liberdade de transformar e decorar seu ambiente sempre que você desejar, refletindo seu estilo e personalidade de acordo com sua realidade?


Então conheça o curso Decore Seu Ambiente! Clique no banner abaixo e saiba mais!



13 visualizações0 comentário